Guia de remoção de manchas

  • Muitas sujeiras não criam manchas se forem resolvidas prontamente. Manchas antigas podem ser difíceis ou impossíveis de remover. Água quente acaba com certas manchas, especialmente as causadas por material à base de proteína. Use água fria ou morna nessas manchas antes de lavar em água quente.
  • Sempre faça um teste para ter certeza que o produto removedor de manchas não irá danificar o tecido, aplicando-o a uma pequena área pouco visível.
  • Sempre siga as instruções da etiqueta de lavagem presa na roupa e as instruções dos removedores de manchas.
  • Quando for remover uma mancha, aplique o produto no avesso do tecido, salvo indicação contrária. Isso fará com que a mancha se afaste da superfície em vez de pressioná-la através do tecido.
MANCHA TRATAMENTO
Bebida alcoólica Lave a mancha imediatamente em água fria ou mergulhe em água fria por 30 minutos. Aplique um detergente ou líquido de lava-louças na mancha enquanto ainda estiver molhada. Se for seguro para o tecido, lave em água quente com alvejante clorado.
Alimento infantil, leites infantis Lave em água fria. Mergulhe em detergente enzimático. Enxágue. Lave normalmente. Se a mancha persistir, aplique um produto de pré-lavagem e lave novamente.
Sangue Tente remover a mancha imediatamente. Mergulhe em água fria por 30 minutos ou mais. Esfregue detergente na mancha. Se a mancha persistir, aplique uma pequena quantidade de amônia de uso doméstico sobre a mancha e esfregue novamente com detergente. Se for seguro para o tecido, lave em água quente com alvejante clorado caso a mancha persista.
Cera de vela Esfregue com gelo e raspe o excesso de cera. Coloque toalhas de papel de cada lado da mancha e passe a ferro não muito quente. Em seguida, coloque a mancha virada para as toalhas de papel e embeba em álcool de uso doméstico, se for seguro para o tecido (leia a ADVERTÊNCIA acima). Deixe secar, lave. Se persistirem vestígios de cor, lave com um removedor de tinta ou, se for seguro para o tecido, com água quente e alvejante clorado.
Queijo Lave em água fria. Mergulhe em detergente enzimático. Se a mancha persistir, aplique um produto de pré-lavagem. Lave normalmente.
Goma de mascar Esfregue com gelo e raspe o excesso de goma. Coloque sobre toalhas de papel e embeba em um produto de pré-lavagem.
Chocolate ou cacau Lave em água fria. Esfregue detergente e mergulhe em água fria. Se a mancha de gordura persistir, coloque-a sobre toalhas de papel e embeba em um produto de pré-lavagem. Se permanecerem vestígios, lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Café, chá Mergulhe em água fria. Esfregue detergente na mancha e enxágue. Se permanecerem vestígios, use um produto de pré-lavagem e lave em água morna, ou lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Toner de impressora Sacuda o excesso de pó. Use uma escova de dentes para remover o restante do pó do local. Embeba a manha com água com sabão. Se a mancha persistir, aplique um produto de pré-lavagem e lave em água quente (se for seguro para o tecido).
Lápis de cor Trate do mesmo modo que a cera de vela ou aplique sobre uma toalha de papel e pulverize WD-40*. Enxágue. Lave em água quente (se for seguro para o tecido) usando sabão (não detergente) e 1-2 xícaras de bicarbonato de sódio. Se a mancha persistir, poderá ser necessária lavagem a seco profissional.
Desodorantes e antiperspirantes Alguns desses produtos contêm substâncias que podem mudar a cor do tecido. Às vezes, é possível recuperar a cor se a área for embebida em amônia e depois enxaguada. Para remover as manchas, aplique vinagre branco. Esfregue e enxágue. Se a mancha persistir, esfregue detergente e lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Corante Trate com um removedor de tinta ou, se for seguro para o tecido, aplique alvejante clorado.
Ovo, molhos Se estiver seco, raspe o excesso. Mergulhe em água fria. Esfregue detergente na mancha úmida e, se for seguro para o tecido, lave em água quente com alvejante clorado.
Maquiagem para olhos e face Solte do tecido batendo na mancha com uma colher. Esfregue a mancha umedecida com sabão em barra, líquido de lava-louças ou detergente. Se a mancha persistir, mergulhe em água com detergente. Aplique um produto de pré-lavagem e lave normalmente.
Amaciante Umedeça a mancha e esfregue com sabão em barra. Lave normalmente.
Marcador de texto Esfregue detergente na mancha umedecida. Aplique um produto de pré-lavagem. Se for seguro para o tecido, lave em água quente com alvejante clorado.
Sucos de frutas Mergulhe em água fria. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Grama Coloque a mancha virada para baixo sobre uma toalha de papel e embeba em álcool de uso doméstico (se for seguro para o tecido). Enxágue. Aplique um produto de pré-lavagem e lave. Se a mancha persistir, lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Graxa, óleo Coloque sobre uma toalha de papel e embeba em um produto de pré-lavagem. Umedeça a mancha com água e esfregue com sabão em barra ou detergente. Lave em água quente (se for seguro para o tecido).
Tinta de caneta Sature a mancha com spray de cabelo ou coloque-a voltada para baixo sobre uma toalha de papel e embeba em álcool (leia a ADVERTÊNCIA na página anterior). Enxágue. Se permanecerem vestígios, esfregue detergente na mancha umedecida e lave. Algumas tintas podem ser impossíveis de remover.
Iodo Enxágue pelo lado do avesso com água fria. Em seguida, mergulhe em um remover de tinta ou esfregue com uma pasta de água e amido. Deixe repousar por 15-30 minutos e lave.
Jam, Jelly Raspe o excesso. Lave em água fria. Esfregue a mancha umedecida com detergente. Aplique um produto de pré-lavagem e lave com detergente enzimático. Se a mancha persistir, embeba em alvejante clorado fraco, como uma mistura de água e vinagre branco (em partes iguais) e lave novamente.
Ketchup, produtos à base de tomate Raspe o excesso. Mergulhe em água fria por 30 minutos. Esfregue detergente na mancha e, se for seguro para o tecido, lave em água quente com alvejante clorado.
Batom Esfregue a mancha umedecida com sabão em barra e lave.
Loção (para mãos, corpo ou protetor solar) Raspe o excesso. Absorva com toalha de papel. Esfregue a mancha com líquido de lava-louças incolor e deixe repousar por vários minutos. Enxágue. Aplique um produto de pré-lavagem e lave em água quente (se for seguro para o tecido).
Mofo Trate prontamente. O mofo danifica o tecido e, às vezes, não pode ser removido. Lave com alvejante clorado. Itens que não possam ser lavados com alvejante clorado devem ser mergulhados em alvejante sem cloro e depois, lavados.
Leite e derivados Mergulhe em água fria. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido). Se a mancha for visível, aplique um produto de pré-lavagem. Lave novamente.
Lama Deixe secar. Raspe o excesso. Mergulhe em uma solução com 1/4 de água morna, meia colher de chá de detergente líquido e uma colher de sopa de vinagre por 15 minutos. Enxágue. Lave em água quente ou morna com produto enzimático.
Mostarda Lave em água fria. Esfregue a mancha umedecida com sabão em barra. Aplique um produto de pré-lavagem. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Esmalte de unhas Coloque a mancha voltada para baixo sobre papel toalha. Embeba com removedor de esmalte (não oleoso) até que a mancha desapareça. Lave. Não use removedor de esmalte em tecidos de acetato ou Arnel.
Tinta de parede Tinta à base de água -- Molhe o tecido em água fria enquanto a mancha ainda estiver úmida. Lave. Para amolecer tinta seca, aplique água com sabão ou um removedor de verniz e tinta acrílica. Enxágue e depois, lave. Tinta a óleo -- Aplique como pré-tratamento um solvente recomendado na embalagem da tinta. Se não estiver disponível, use tíner. Enxágue. Aplique um removedor de manchas ou detergente. Enxágue e lave. Certifique-se de enxaguar bem para remover todo o solvente, de modo a evitar uma possível explosão na lavadora.
Suor Esfregue a mancha umedecida com detergente. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido). Se o tecido tiver mudado de cor, você pode tentar restaurar a cor aplicando amônia em manchas recentes ou vinagre nas antigas.
Ferrugem Aplique um alvejante leve, como sumo de limão, ou um removedor de ferrugem. Siga as instruções do fabricante. Lave normalmente.
Tempero de salada, maionese Raspe o excesso. Aplique um produto de pré-lavagem. Esfregue a mancha com um produto enzimático e lave em água quente (se for seguro para o tecido). Não deixe a lavadora sem supervisão, pois o resíduo pode fazer com que o tecido pegue fogo.
Queimadura superficial Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido). Queimaduras superficiais podem danificar o tecido. Se isso ocorreu, talvez não seja possível remover as marcas.
Graxa de sapatos Esfregue a mancha umedecida com detergente. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Refrigerantes Lave a mancha em água fria imediatamente. Lave em água morna com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Molho de soja Lave em água fria. Aplique um produto de pré-lavagem. Lave normalmente.
Tabaco Umedeça a mancha e esfregue com sabão em barra. Enxágue. Se necessário, mergulhe em uma solução de alvejante sem cloro. Se a mancha persistir, lave com alvejante clorado (se for seguro para o tecido).
Pasta de dentes Raspe o excesso. Absorva a mancha com um produto enzimático e água fria. Enxágue. Lave normalmente.
Urina Lave em água fria. Mergulhe em detergente enzimático. Lave em água quente com alvejante clorado (se for seguro para o tecido). Se a cor do tecido tiver mudado, embeber a área em amônia poderá restaurar a cor.
Vômito Mergulhe em uma solução com 1/4 de água morna, meia colher de chá de detergente líquido e uma colher de sopa de amônia (se for seguro para o tecido). Mergulhe por 15 minutos. Use uma esponja para soltar a mancha. Absorva com papel toalha. Lave em água quente (se for seguro para o tecido) com produto enzimático.
Vinho Trate imediatamente. Molhe em água fria ou refrigerante. Esfregue a mancha umedecida com detergente e deixe repousar por vários minutos. Aplique um produto de pré-lavagem e lave.

Advertência: Nunca coloque substâncias altamente inflamáveis como gasolina, querosene, ceras, óleo de cozinha, solventes de lavagem a seco etc. em uma lavadora ou secadora. Nunca coloque peças de roupa que tenham sido limpos com essas substâncias dentro da lavadora ou secadora. O não cumprimento dessas recomendações pode resultar em incêndio, explosão e/ou queimaduras graves ou morte. Todos os itens que contenham essas substâncias devem ser bem lavados à mão com detergente até que não reste mais nenhum resíduo da substância inflamável. Só então esses itens podem ser lavados e/ou secados na máquina.

* Os nomes dos produtos são marcas registradas dos respectivos fabricantes.